Avivamento da Fé: Guia Completo para o seu Avivamento Espiritual

Tempo de leitura: 16 minutos

Antes de continuar o artigo, gostaria de te fazer uma rápida pergunta "Você gostaria de Ler a bíblia toda no ano de 2018? Você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo?" O que você acha de experimentar por 1 mês, através de vídeo-aulas, ai no conforto da sua casa, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

avivamento da fé

O Avivamento da fé é um assunto que sempre tive interesse porém poucas pessoas me explicaram com detalhes, sempre me mostravam apenas uma face do real avivamento. Por isso resolvi escrever esse Guia Completo onde você aprenderá O que é avivamento e qual o verdadeiro significado de avivar a vida espiritual através da fé.

Veja o que você você aprenderá neste guia sobre avivamento:

  • O que é avivamento
  • 24 principais caraterísticas e consequências de um avivamento da fé
  • 2 cuidados que devemos tomar durante um avivamento espiritual
  • 23 exemplos de avivamento na bíblia e na história
  • 7 coisas que não são avivamento espiritual
  • 5 motivos por que precisamos de um avivamento da fé

O que é Avivamento

Podemos definir avivamento como o sopro de Deus para tirar a poeira acumulada entre o avivamento anterior e o momento atual.

O avivamento nos leva a um relacionamento profundo com o Espírito Santo e com isso o próprio Espírito gera uma santidade que não teríamos força para gerar em nós mesmos.

O avivamento é um tempo propício para conversões onde Deus faz coisas surpreendentes. A presença e o poder de Deus operam de forma tão poderosa e intensa, Ele realiza mais em horas ou dias do que em anos onde o avivamento não está presente, assim o rumo de pessoas, igrejas, cidades e países são alterados de forma sobrenatural.

Os Filhos de Deus reconhecem a presença santa do Pai e os que não são filhos percebem a presença de Deus e a necessidade de limpeza da suas vidas através do perdão de Deus.

Deus pode revelar a Sua presença de maneiras inesperadas, tanto poderosas e visíveis quanto como uma brisa que toca em nosso rosto.

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28,29

No antigo testamento, antes da vinda de Cristo e do surgimento da igreja, Deus já falava através de Joel que derramaria o Espírito Santo sobre o povo.

E assim como foi dito aconteceu no dia de Petencoste…

“E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:2-4

Será que esse derramar do Espírito era só para os cristãos da igreja de Atos?

“Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.” Tiago 5:7

A chuva temporã é a que antecede a semeadura e a chuva serôdia a colheita, ambas representam a ação do Espírito Santo de Deus agindo antes das sementes serem lançadas e após a semeadura preparando-as para serem colhidas.

Sim, o avivamento de Deus também é para nossos dias. O despertar espiritual é necessário e terá como consequência uma grande colheita de vidas para a glória de Deus.

O avivamento raiou no dia de Pentecostes e os crentes, inflamados com esta bênção, partiram corajosamente para conquistar almas perdidas. Ou seja a consequência dos fatos, foi o nascimento de uma poderosa obra missionária, Onde com ousadia e intrepidez a Palavra de Deus era anunciada. Uma comunidade avivada existe para servir, sai das quatro paredes e não se acomoda.

avivamento significado

24 principais caraterísticas e consequências de um avivamento da fé

Todo avivamento começa com uma pessoas e assim vai impactando a outras até que toda uma comunidade é avivada. A medida que este avivamento se espalha maior será o impacto dele sobre a sociedade. Assim vemos uma manifestação surpreendente de Deus, não é simplesmente manifestações espirituais, mas traz vida a todas as áreas da nossa vida…

Sua característica não são emoções, o barulho. Veja algumas consequências que o avivamento traz…

  • Extraordinário Revigoramento Da Igreja De Cristo
  • Reverência: quando Esdras abriu o livro da Lei e todo o povo se pôs em pé espontaneamente (Nm 8.5)
  • Louvor a Deus: O povo se sente impulsionado a louvar a Deus, adorando-o com as mãos para o alto (Nm 8.6a)
  • O povo se humilha diante de Deus, inclinando-se com o rosto em terra (Nm 8.6b)
  • Gera Mudança de Conduta: o povo estava casados com mulheres estrangeiras, mas, ao provar do avivamento produzido pela Palavra de Deus, despediram as suas mulheres e renovaram as suas promessas com Deus. (Nm 8)
  • Produz Firmeza Na Oração
    • Aumenta a devoção do povo
    • Produz convicção, confissão de pecados e choro por seus pecados ao ouvir a Palavra (Nm 8.9)
    • Desejo sério de santificação pessoal
    • Traz o primeiro amor
    • Renovação das certezas da fé e do entusiasmo que elas criam
    • Renúncia da soberba e da autossuficiência
    • Crianças e Adultos, convertidos e não-convertidos, percebem a santidade de Deus e sua misericórdia, assim são despertados em grande número para o arrependimento, para a fé e para a adoração.
  • Aumenta o Ensino Bíblico
    • Perseverança na Palavra
    • Anseio por Deus e prazer de ler com proveito a Palavra e de orar ao Senhor
    • Surgimento de Faculdades Teologicas para preparar novos líderes
  • Estimula Evangelização e Missões
    • Conversão de Multidões que até o momento estiveram na indiferença e no pecado
    • Dedicação a missões
    • A ação social: Cria ações de Socorro ao sofrimento humano (Atos 9:36)
    • Onde quer que o avivamento atinja proporções suficientes para causar um impacto nacional, o amor e a justiça de Deus influenciam todas as esferas da sociedade. Dessa forma o reino de Cristo começa a ser exercitado sobre males de opressão e injustiça.
    • Sinais e maravilhas acontecem e o poder de Deus é manifestado de forma que as leis físicas, médicas, da psicologia e da sociologia não conseguem explicar adequadamente confirmando assim a palavra anunciada.
  • Perseverança Na Comunhão(atos 2:42-47)

Avivamento Espiritual

2 cuidados que devemos tomar durante um avivamento espiritual

Comportamentos fora do comum

Durante esse agir de Deus algumas pessoas podem exibir comportamentos fora do comum, tanto físicos quanto emocionais, que criam controvérsia, e que podem tornar-se ofensivos para os que se opõem ao avivamento e uma armadilha para os que o apoiam. Não digo que todos comportamentos fora do comum são de Deus, nem que não são. Sei que coisas assim podem acontecer, porém precisamos tomar cuidado para não nos deixar levar somente por esse tipo de manifestação.

Imaturidade

Alguns crentes avivados também podem se comportar de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Por isso precisamos pedir discernimento de Deus para caminhar segundo a vontade dele, pois o avivamento pode acabar virando uma estranha mistura de ações de Deus e humanas, assim como exibições do poder de Deus e das fraquezas humanas.

Assim veremos manifestações sobrenaturais dos dons e do poder de Deus porém acompanhados da manifestação do fruto do espírito

“Os dons do Espírito é a prova de que Deus pode usar o homem. Mas o fruto do Espírito é a prova de que Deus pode mudar o homem.” – Jake Hamilton

Clique Aqui e Cadastre Seu email para receber grátis meu ebook com 3 passos para você ler e entender a bíblia e também minhas dicas que vão ajudar você a ler entender melhor a bíblia.

23 exemplos de avivamento na bíblia e na história

Assim como já vimos, Avivamento é trazer vida ao que está morrendo. Como uma pessoa que tem uma convulsão e é socorrido e avivado para se levantar.

Por isso em tempos de morte e desânimo, vários avivalistas foram levantados por Deus para marcar o mundo.

Ao Ler a bíblia vemos diversas pessoas que foram levantadas por Deus para guiar o povo e trazer avivamento, despertamento espiritual para o povo afinal todas as mudanças que aconteciam começam primeiro com o reconhecimento que só o Senhor é Deus e soberano sobre o povo,

Veja alguns exemplos…

  1. Abraão que trouxe a fé viva para sua geração
  2. José que foi um renovador da Esperança do povo
  3. Moisés que os renovou para a libertação do Egito
  4. Josué que avivou o povo para entrar na terra santa
  5. os Juízes que durante 300 anos renovavam o povo de Deus de tempo em tempo
  6. Samuel em um tempo que o pecado estava dominando
  7. Davi que ensinou o povo a louvar e temer a Deus
  8. Elias e Eliseu que mostraram os milagres do Senhor
  9. Neemias e Esdras os reconstrutores
  10. Zorobabel, Zacarias e Ageu que profetizaram a reconstrução do templo
  11. O rei Ezequias que faz uma reforma religiosa abolindo a idolatria do meio do povo
  12. o rei Josias que reencontra os livros da Lei
  13. Isaías que reanima o povo de Deus consolando
  14. Jeremias que chora pelo povo.
  15. Ezequiel que traz a visão do vale do ossos secos
  16. Daniel que intercedeu por Jerusalém
  17. João Batista que prepara o caminho para o avivamento proclamando o arrependimento dos pecados.

3 fases da história bíblica foram plenas de grandes milagres:

  1. a de Moisés
  2. a do profeta Elias
  3. a do começo da Igreja.

O Senhor tinha um propósito ao agir assim:

“Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a Palavra com os sinais que a acompanhavam. “ Marcos 16:20

O poderoso derramamento do Espírito Santo, no dia de Pentecostes, inaugura o avivamento que Jesus havia prometido (At 2.1-47).

“Marca-se, assim, o início de uma nova era na história da redenção. Por três anos Jesus trabalhara na preparação desse dia – o dia em que a Igreja, discipulada por intermédio de seu exemplo, redimida por seu sangue, garantida por sua ressurreição, sairia em seu nome a proclamar o Evangelho ‘até os confins da terra’ (At 1.8)”

Após as manifestações do Espírito Santo na igreja primitiva vemos muitos os relatos da obra vivificadora do Espírito Santo na história da igreja, como por exemplo, na Alemanha com a Reforma Protestante do século XVI, na Inglaterra no século XVIII, entre os negros Zulus da África do Sul na década de 60 e na Coréia do Sul nestes últimos tempos, assim como tem feito atualmente em diversos lugares do mundo.

Assim como esses exemplos bíblicos de pessoas que foram usadas por Deus na história mais recente da igreja vemos também homens que foram avivados por Deus para avivar. Todos eles têm características próprias, mas a mesma marca daqueles que vemos na bíblia: a oração e uma luta comum contra o único inimigo que enfraquece a Igreja: o pecado.

Veja alguns avivalistas que foram levantados por Deus após o avivamento da igreja primitiva…

  1. Jonathan Edwards (1703 – 1758)
  2. John Wesley (1703-1791)
  3. Charles G. Finney (1792-1875)
  4. Charles H. Spurgeon (1834-1892)
  5. Dwight Lyman Moody (1837 – 1899)
  6. Willian Joseph Seymour (1906)

Se queremos aprender mais sobre avivamento é importante conhecer esses exemplos citados e aprender com aquilo que Deus fez na vida de cada um deles.

o que é avivamento

7 coisas que não são avivamento espiritual

Temos a tendência de confundir movimento com avivamento, acredito que um movimento pode desencadear um avivamento por estimular pessoas a buscarem intensamente a presença de Deus.

Precisamos entender que o movimento em si não é avivamento afinal movimento é apenas “uma série de atividades organizadas por pessoas que trabalham em conjunto para alcançar determinado fim.”

Já quando falamos sobre Avivamento – O verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de…

  • PRESERVAR
  • MANTER VIVO
  • PURIFICAR
  • CORRIGIR
  • LIVRAR DO MAL

No Antigo Testamento: O verbo avivar, em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes, sendo 50 vezes no sentido PIEL, como uma obra ativa e intensiva de Deus. Por exemplo:

“Porventura, não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” Salmo 85:6

Encontramos no Novo Testamento grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. São elas: egeíro, anastáso, anázoe e anakaínooi.

Outras palavras gregas comparam o avivamento ao…

  • Reacender de uma chama que se apaga aos poucos
  • uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente”

Baseado nesses pontos podemos percebemos que…

  1. Avivamento Não É Mudança Doutrinária: precisamos seguir fielmente a palavra de Deus, sem a doutrina o avivamento será apenas uma invenção humana.
  2. Programa Agendado Pela Igreja: O avivamento é uma ação ativa e intensa de Deus, não sabemos que dia e que horas isso vai acontecer porém podemos nos reunir para buscar intensamente a presença do Pai até que no seu tempo manifestará sua glória em nosso meio
  3. Mudança Litúrgica: Avivamento não é bater palma ou não, não é dançar ou não, não é inverter a ordem do culto. Avivamento é ser guiado pelo Espírito Santo de Deus, tudo o que não é guiado pelo Espírito não tem vida.
  4. Milagrolatria: Avivamento não é desejar mais os milagres do que o Deus de Milagres, nosso Deus é poderoso, mas não podemos troca-lo por nada nesse mundo. Avivamento é colocar o Senhor em primeiro lugar. Amar a Deus pelo o que Ele é, não pelo que pode nos dar.
  5. Avivamento não é modismo: não é moda, é ação sobrenatural de Deus. Não é descartável é fundamental para cumprir o propósito da igreja.
  6. Fanatismo: Avivamento não é viver 24hs por dia dentro do prédio da igreja, mas é ir e por onde for levar a fé, a esperança, o amor e o poder de Deus. É viver a vida inteira para a glória de Deus, no trabalho, no relacionamento, na família e etc.
  7. Campanhas Evangelísticas: avivamento não é evangelismo, evangelismo é o papel da igreja porém aonde há avivamento existe a paixão por vidas, por levar a vida de Deus aos perdidos e Deus se manifesta de forma poderosa salvando, curando, libertando e transfomando.

5 motivos por que precisamos de um avivamento da fé

Temos a cultura do entretenimento barato, mas não tem palavra.

  • Reunião social sem palavra é clube, não é igreja
  • Ação social sem palavra é ONG, não é igreja
  • Artes , Luzes e Música sem palavra é show, não é Igreja

Creio que na igreja haverá reunião, ação social, artes, luzes e música porém tudo isso 100% inspirado na palavra e para a glória de Deus e não de homens.

Em muitos lugares temos visto circo, mas não tem alegria no Espírito. Tem dança profética, mas não profecia. Tem atos proféticos, mas não profeta.

“Podemos fazer tudo sem fé, pregar, cantar, dançar, profetizar, evangelizar, só não podemos uma coisa, agradar a Deus!” Davi Lago

Todos sabemos que sem o agir do Espírito Santo tudo fica mecânico, difícil e sem brilho. Sem fé é impossível agradar a Deus, sem fé é impossível viver um avivamento.

Precisamos de avivamento…

  1. para que voltemos a evangelizar e enviar missionários com intensidade por todo o mundo
  2. Para que sejamos apaixonados pela palavra e por ensinar a palavra(muitos púlpitos estão vazios de palavra e cheios de auto-ajuda)
  3. Para que sejamos intensos na intercessão por tudo e por todos os povos
  4. Para que vejamos conversões genuínas e profundas, onde há salvação, mas também vemos vidas consolidadas pela igreja.
  5. Para que a igreja não seja um mercado, um show, mas que a igreja seja a noiva de Cristo apaixonada esperando para encontrar com o noivo.

Conclusão: O que é avivamento

Avivamento é a vida de Deus atuando de forma intensa no meio do povo manifestando sinais poderosos que confirmam a pregação do evangelho, impactanto tanto a igreja quanto a sociedade como um todo. Deus sobrenaturalmente fazendo mais em alguns dias do que aconteceu em anos.

Meu desejo é experimentar um avivamento sobrenatural na minha vida e também na célula e na comunidade que participo. Creio que Deus tem grandes coisas para nossa geração e quero ser participante desse mover sobrenatural do Pai.

E você? Também quer viver um avivamento?

Deixe um comentário abaixo e compartilhe com seus amigos!

Clique Aqui e Cadastre Seu email para receber grátis meu ebook com 3 passos para você ler e entender a bíblia e também minhas dicas que vão ajudar você a ler entender melhor a bíblia.

Fontes de Consulta

  • http://www.ultimato.com.br/revista/artigos/317/um-avivamento-faz-coisas-surpreendentes
  • http://www.avivamentoja.com/pmwiki.php?n=Avivamento.Oqueeavivamento
  • http://biblia.com.br/dicionario-biblico/a/avivamento/
  • http://www.esbocosermao.com/2009/11/se-preparando-para-o-avivamento.html
  • gostodeler.com.br/materia/7965/avivamento_ou_movimento_o_que_a_igreja_esta_buscando_hoje.html
  • http://www.monergismo.com/textos/avivamento/avivamento_padrao.htm
  • http://www.iprb.org.br/estudos_biblicos/estudos_1-50/estudos_27.htm
  • http://www.chamada.com.br/mensagens/avivamento.html
  • http://www.iprb.org.br/estatistica/estudos_biblicos/estudos_1-50/est25.htm
  • http://www.internautascristaos.com/textos/artigos/por-que-precisamos-de-um-avivamento
  • http://www.bibliaensina.com/2013/12/a-chuva-serodia.html#.VqPg5fkrLIV
Summary
Review Date
Reviewed Item
Avivamento da Fé: Guia Sobre Avivamento Espiritual
Author Rating
51star1star1star1star1star

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *