9 Frutos Do Espírito Santo e Seus Significados [Guia Completo]

Tempo de leitura: 16 minutos

Frutos do Espírito Santo na verdade é descrito na bíblia a expressão fruto do Espírito Santo. Quando reconhecemos Jesus sendo nosso Senhor e Salvador, nos tornamos uma nova criatura e o Espírito Santo de Deus passa a abitar em nós. Isso muda nossa vida e o resultado do nosso relacionamento com o Espírito Santo é o fruto dele.

O que é o Fruto do Espírito Santo?

O que é o fruto do Espírito Santo?

Frutos do Espírito Santo são o resultado da ação dele em nosso caráter através de nosso relacionamento. O fruto do Espírito Santo de Deus é a consequência de estarmos perto dele, e isso gera 9 virtudes do caráter de Jesus Cristo em nós

O que fazer para ter os Frutos do Espírito Santo em mim?

A origem do fruto do Espírito santo é sobrenatural ou seja ele mesmo gera isso em nós. Seja humilde em reconhecer que não é pela tua força, mas pelo agir de Deus. Porém através da leitura da bíblia e da oração fornecemos meios para que o Espírito Santo de Deus haja em nós.

Antes de você pensar em como pregar a palavra de Deus ou em fazer qualquer outra coisa o foco da nossa vida cristã precisa ser ter um relacionamento sincero com o Espírito Santo.

Quando buscamos mais de Deus também amadurecemos assim o fruto do Espírito cada vez mais  amadurece e se aperfeiçoa em nós.

Um dos propósitos do Espírito Santo é nos moldar à imagem e semelhança de Cristo, para que sejamos o reflexo de Cristo por onde formos.

Quais são as 9 partes do Fruto do Espírito Santo?

Já dissemos acima que a bíblia não fala sobre Frutos do Espírito Santo, mas sobre o “Fruto do Espírito Santo” este  termo bíblico engloba 9 atributos do caráter de Cristo e que precisa aparecer em nossa vida, veja eles descritos no livro de Gálatas 5:22-23:

  1. Amor
  2. Alegria
  3. Paz
  4. Longanimidade
  5. Benignidade
  6. Bondade
  7. Mansidão
  8. Temperança

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22,23)

Você não pode escolher qual parte quer segundo o que convém, mas sendo filho de Deus terá em si cada um desses 9 pontos aperfeiçoados através do seu relacionamento com o Espírito Santo. Essas características  são o reflexo da nova vida em Cristo.

Agora vamos explicar cada uma das partes do Fruto do Espírito Sando de Deus, mas antes acho importantes dizer que nós que somos cristãos devemos dar lugar ao agir do Espírito Santo em nós para que progressivamente ele produza mais e mais seu fruto em nós e que assim cristo seja visto através de nós!

Além disso vale ressaltar que podemos perceber três tipos de relacionamento são afetados pelos Frutos do Espírito Santo

  • amor, alegria e paz são frutos ligados ao nosso relacionamento com Deus;
  • longanimidade, benignidade e bondade são frutos ligados ao nosso relacionamento com o próximo
  • fidelidade, mansidão e domínio próprio são frutos ligados ao nosso relacionamento com nós mesmos

Agora vamos a cada Fruto do Espírito Santo separadamente:

9 Partes dos Frutos do Espírito Santo
Frutos do Espirito Santo são iguais às partes de um quebra-cabeça

Frutos do Espírito Santo: Amor

No grego amor de Deus é a palavra ágape, um amor puro e sem interesse assim como vemos em João 3:16

Esse é o amor que o Espírito Santo de Deus coloca em nosso coração, um amor que não quer nada em troca assim somos capacitados a cumprir o mandamento de Jesus.

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” João 15:12

Deus é amor, nossa bandeira é o amor. Veja Paulo descrevendo o amor em 1 corintios 13:

15 Características do Amor:

  1. tudo sofre
  2. benigno
  3. não é invejoso
  4. não se ufana
  5. não é soberbo
  6. não é indecoroso
  7. não é interesseiro
  8. não se irrita
  9. não se ressente do mal
  10. não se alegra na injustiça
  11. alegra-se na verdade
  12. tudo aguenta
  13. tudo acredita
  14. tudo espera
  15. tudo suporta

Frutos do Espírito Santo: Alegria


No grego a palavra alegria é “charis” que é o gozo da graça, ou seja, não é algo momentâneo ou que dependa de circunstancias. Esta alegria é um bem-estar espiritual, resultado de um relacionamento correto com Deus. Esta alegria sobrenatural faz parte dos frutos do espírito santo e vem de Jesus:

  • “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;” Romanos 12:12
  • “Resta, irmãos meus, que vos regozijeis no Senhor.” Filipenses 3:1

Ela também é chamada “alegria da fé” e a “alegria no Espírito Santo”

  • “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.” Romanos 14:17
  • “E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.” 1 Tessalonicenses 1:6

Mesmo em meio às tristezas e aflições desta vida podemos experimentar esta alegria sobrenatural

Frutos do Espírito Santo: Paz

A palavra Paz no hebraico é Shalom e não tem relação com ausência de problemas, mas é estar bem e satisfeito em Deus. A paz é um presente de Deus e quando estamos na presença dele experimentamos a verdadeira paz.

  • “O Senhor te abençoe e te guarde;” Números 6:24
  • “Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.” Salmos 119:165
  • “O Senhor se assentou sobre o dilúvio; o Senhor se assenta como Rei, perpetuamente. O Senhor dará força ao seu povo; o Senhor abençoará o seu povo com paz.” Salmos 29:10,11
  • Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança.” Salmos 4:8
  • “Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ;” Juízes 6:24

No novo testamento vemos que Jesus é a nossa paz, a palavra grega “eirenê” que tem um significado bem específico. Esta palavra significa reconciliação entre quem está em conflito, esse sentido sempre aparece no novo testamento.

Nele encontramos sossego, mesmo em meio às tribulações. A paz de Cristo não significa ausência de guerra, mas equilíbrio mesmo em meio às tribulações. Sem Jesus vivemos o caos, mas em Cristo vivemos reconciliados com Deus.

  • “Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.” Efésios 2:14-18
  • ”Deixo-lhes a paz, a minha paz lhes dou; não a dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem tenham medo.” João 14: 27.

No antigo testamento paz é “shalom” que é “bem-estar”. Deus é nossa paz, estamos bem nele! No novo testamento paz é “eirenê” ou seja “reconciliação”. Jesus é nossa paz, nele somos reconciliados com o Pai!

Frutos do Espírito Santo: Longanimidade

Longanimidade é um fruto do espírito santo
Longanimidade é ser tardio em se irar

Longanimidade é uma palavra grega “makrothumia” que significa literalmente “fôlego comprido” ou “lento à ira”. Tem a ver com sermos pacientes quando sofremos injúrias de outras pessoas. E um atributo de Deus, ainda bem, Ele tolera com paciência todas nossas fraquezas humanas e por isso não se deixa tomar por explosões de ira ou furor.

  • “Os quais noutro tempo foram rebeldes, quando a longanimidade de Deus esperava nos dias de Noé, enquanto se preparava a arca; na qual poucas (isto é, oito) almas se salvaram pela água;” 1 Pedro 3:20
  • “Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?” Romanos 2:4
  • “Porém tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, sofredor, e grande em benignidade e em verdade.” Salmos 86:15
  • “O Senhor é longânimo, e grande em misericórdia, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração.” Números 14:18

Nosso relacionamento com O Espírito Santo nos capacita à ter uma folego maior, a demorar mais para se irar, isso é a longanimidade sermos mais tolerantes com as pessoas que agem de um modo que nos incomoda.

Frutos do Espírito Santo: Benignidade

Benignidade é a palavra grega “chrestotes” que significa amabilidade, afetuosidade, gentileza, delicadeza, suavidade, cortesia, brandura, carinho, meiguice, ternura e doçura no modo de tratar as pessoas

Ser Cristão é ser “gente boa”, gente agradável que cai na graça de todos assim era na igreja de atos, isso é ação do Espírito Santo em nós…

“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47

Se dizemos que amamos o próximo como a nós mesmos então essas características devem ser vistas em nossa vida. A palavra diz:

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” Marcos 12:31

Jesus é o nosso maior modelo de gentileza, pois era gentil no modo de tratar homens e mulheres, adultos e crianças, independente de qualquer coisa essa era uma característica forte dele.

  • “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador…” Tito 3:4
  • “Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” Mateus 11:30

Um ótimo exemplo da benignidade de Jesus é quando ele encontrou a mulher que estava prestes a ser apedrejada, João 8:1-11, por ter sido flagrada em adultério. Enquanto todos os homens queriam condena-la, Jesus se mostrou leve, amoroso e benigno.

Frutos do Espírito Santo: Bondade

A palavra Bondade em grego é “agathosune” significa generosidade no servir aos outros, é boa vontade para com os outros e o hábito de fazer o bem. Bondade é a gentileza colocada em prática, é manifestar amabilidade e ternura, compaixão e brandura. Não apenas um desejo ou intenção, mas fazer alguma boa ação em favor do próximo, ainda que seja reprovar, corrigir e exortar alguém em que esteja fazendo algo que não é bom.

“Uma pessoa é bondosa quando se dispõe a ajudar àqueles que estão em necessidade” Martinho Lutero

A palavra “agathosune” aparece mais 3 vezes no novo testamento:

  • “Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros.” Romanos 15:14
  • “(Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade)” Efésios 5:9
  • “Por isso também rogamos sempre por vós, para que o nosso Deus vos faça dignos da sua vocação, e cumpra todo o desejo da sua bondade, e a obra da fé com poder;” 2 Tessalonicenses 1:11

A bíblia nos dá alguns bons exemplos de bondade:

  •  tinha bondade em favor daqueles que tinham necessidades (Jó 29.15-17; 31.32)
  • Davi praticou bondade sem interesses em favor de Mefibosete (2 Sm 9.1-7)
  • O bom samaritano manifestou amor ao próximo e agiu com muita bondade em favor de alguém que ele não conhecia (Lc 10.25-37)
  • Pedro disse que Jesus “…andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo…” (At 10.38).

Quando nos encontramos em Cristo, pela ação do Espírito Santo em nós, podemos exercer a bondade por que a bondade é um atributo de Deus.

  • “Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” Salmos 34:8
  • “E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.” Mateus 19:17

Frutos do Espírito Santo: Fé

Fé vem da palavra grega “pistis” significa tanto “confiar” quanto “ser fiel”. Fé pode ter vários significados como:

  • Convicção de que algo é verdadeiro
  • Convicção de que Deus existe e é o criador e governador de todas as coisas, o provedor e doador da salvação eterna em Cristo
  • Convicção de que Jesus é o Messias, através do qual nós obtemos a salvação eterna no reino de Deus
  • Confiança (ou confidência) seja em Deus ou em Jesus Cristo
  • Fidelidade, lealdade, o caráter de alguém em quem se pode confiar

Agora veja o que Paulo fala sobre “fé”:

“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” 1 Coríntios 2:5

No Livro de Hebreus vemos que o cristão vive pela fé, e de fé em fé. Podemos aprender mais sobre fé lendo o capítulo 11 do livro de Hebreus.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.” Hebreus 11:1

“Fé é a confiabilidade que convida outras pessoas a confiarem em nós. É a fidelidade provada, a dignidade sólida de alguém que sempre cumpre as suas promessas e termina o que começa” John Stott

Frutos do Espírito Santo: Mansidão

A Mansidão vem do grego “prautes” ela é uma das características do fruto do espírito santo, mas também é uma das bem-aventuranças.

“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;” Mateus 5:5

Basicamente mansidão significa ser submisso a Deus, humildade e consideração a Deus e as pessoas.

O termo era aplicado também para coisas, palavras, remédios, ações e sentimentos que acalmam e suavizam. Ou seja, mansidão é aquilo ou quem suaviza.

No novo testamento vemos a mansidão como:

  • Brandura: “Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.” Gálatas 6:1
  • Cortesia – atencioso: “Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.” Tito 3:2
  • Amável : “Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,” Efésios 4:2
  • Discreto – não faz alarde: “Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.” Tiago 3:13
  • Bondade: “Que quereis? Irei ter convosco com vara ou com amor e espírito de mansidão?” 1 Coríntios 4:21

A mansidão é o poder de abrandar, acalmar e tranquilizar. Da humildade verdadeira vem a mansidão

Jesus Cristo é o nosso modelo perfeito da verdadeira mansidão.

“Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29

Frutos do Espírito Santo: Domínio Próprio

A palavra grega “egkrateia” é traduzida por Domínio próprio e significa “autocontrole”, o domínio dos próprios desejos e apetites. Nosso maior desafio não é lutar contra o que está ao nosso redor, mas ter o controle sobre nossa língua, pensamentos, desejos e as paixões sexuais

  • “Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade.” Provérbios 16:32
  • “Mas, se não podem conter-se, casem-se. Porque é melhor casar do que abrasar-se.” 1 Coríntios 7:9
  • “E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível. ” 1 Coríntios 9:25

O agir do Espírito Santo de Deus gera em nós o domínio próprio e assim conseguimos lutar diariamente contra nossas vontades pecaminosas e vence-las através do poder de Deus que opera em nós.

 Assim como uma vela ao ser tocada pelo fogo solta faísca, nós quando somos tocados pelo fogo do Espírito Santo de Deus produzimos os frutos do espírito santo de deus.

O que aprendemos até aqui sobre Frutos do Espírito Santo de Deus?

  • Frutos do Espírito Santo ou Fruto do Espírito Santo?
  • O que é o fruto do Espírito Santo?
  • O que fazer para ter o Fruto do Espírito Santo em mim?
  • Quais são as 9 partes do Fruto do Espírito Santo?
    • Agora vamos a cada Fruto do Espírito Santo separadamente:
      • Amor
      • 15 Características do Amor
    • Alegria
    • Paz
    • Longanimidade
    • Benignidade
    • Bondade
      • A palavra bondade “agathosune” aparece mais 3 vezes no novo testamento
      • A bíblia nos dá alguns bons exemplos de bondade
      • O que Paulo diz sobre a “fé” e o que significa para ele
    • Mansidão
      • No novo testamento vemos a mansidão como
    • Domínio Próprio

Vimos aqui que a bíblia não fala sobre frutos do espírito santo, mas fala sobre o fruto do espírito santo e que ele está em contraste com as obras da carne.

Deus opera em nós para que o fruto dele permanece por isso coopere com o agir de Deus, fortaleça o seu espírito andando perto de Deus em comunhão com o Espírito Santo de Deus.

Viva para a glória de Deus, dê lugar para o Espírito Santo de Deus transformar o seu interior. Ore, leia a bíblia e semeie boas sementes espirituais assim você viverá a vida mais incrível que Deus tem para você viver, no centro da vontade dele!

Meu desejo é que os frutos do Espírito Santo sejam vistos na tua vida, Deus abençoe!

Summary
Review Date
Reviewed Item
9 Frutos Do Espírito Santo e Seus Significados ► [Guia Completo]
Author Rating
51star1star1star1star1star

4 Comentários

  1. GLEICE APARECIDA FERREIRA BATISTA

    BOM DIA, AMADOS DE CRISTO!

    QUE DEUS CONTINUE CAPACITANDO OS IRMÃOS QUE MANTÊM ESTE TRABALHO QUE CONSIDERO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO APRENDIZADO E APRIMORAMENTO NA PALAVRA.

    OBRIGADA!

    IRMÃ GLEICE FERREIRA

    Responder
  2. Anderson da Silva

    Gostei muito do estudo, só uma dica, acredito que todas as vezes que citar Deus, Espirito Santo, deveríamos o fazer em letras maiúsculas..

    Responder
  3. Marco

    Muito edificante para mim esse estudo sobre o fruto Espírito Santo… Graça e paz.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *