Dinâmicas Para Células → Guia Completo Com 13 Dinâmicas Evangélicas【Testadas e Aprovadas】

Tempo de leitura: 16 minutos

Antes de continuar o artigo, gostaria de te fazer uma rápida pergunta "Você gostaria de Ler a bíblia toda no ano de 2018? Você quer realmente aprender a Bíblia de capa a capa, de Gênesis a Apocalipse, capítulo po capítulo?" O que você acha de experimentar por 1 mês, através de vídeo-aulas, ai no conforto da sua casa, com linguagem simples, de seu computador, tablet ou celular? SE GOSTOU DA IDEIA, clique aqui e veja como funciona (as vagas são limitadas)

Dinâmicas para células com certeza são uma das grandes dificuldades de todo líder, auxiliar, anfitrião, coordenador etc de Células e/ou Pequenos Grupos.

Através de uma dinâmicas para células bem feitas é possível quebrar o gelo entre os participantes, principalmente no início dos encontros, quando geralmente as pessoas ainda estão tendo o primeiro contato entre si.

Dinamicas para Celulas

Por isso, dinâmicas para células de integração, ou quebra-gelo (como também é conhecido), são tão importante nesse processo de integrar as pessoas, ainda por cima como um braço da ideia de ministração naquele grupo.

Sendo assim, no nosso artigo de hoje vamos dar dicas de temas e dinâmicas para células que você pode aplicar em reuniões das células ou pequenos grupos.

Mas antes de iniciar, eu gostaria de explicar a você que as dinâmicas aqui postadas são pequenos grãos de areia dentro do universo de dicas que temos acessíveis em livros, portfólios e até mesmo na internet.

Cuidados ao fazer Dinâmicas para Células

A forma com que as dinâmicas para células são aplicadas, bem como o momento do grupo reservado à aplicação, vai da formatação das células e/ou pequenos grupos. O ideal é que ela seja realizada antes da palavra e que de alguma forma já desperte a atenção dos ouvintes ao tema que será proposto na pregação.

Por isso, a comunicação entre o pregador do dia e o responsável pela dinâmica precisa ser impecável para que a palavra que venha a seguir possa ser parcialmente ilustrada e tenha um senso comum de aplicação, afinal esse é o objetivo de ter dinâmicas para células.

As dinâmicas para células podem ser aplicadas pela própria pessoa que ministrará a palavra, se achar por bem, utilizando-se do tal quebra-gelo como pano de fundo como introdução e referencia aos presentes do tema proposto.

13 Temas de Dinâmicas para Células

Os temas das dinâmicas para células podem ser variados e depender muito do tema da pregação. Caso você seja o pregador, utilizar dinâmicas para células são um bom meio de você introduzir a sua mensagem.

Caso você não seja, o ideal é que você realize a atividade pouco antes do início da ministração e que antes de você aplicar tenha uma comunicação com o pregador trazendo algo que tenha a ver com o tema e ajude no entendimento.

Segue abaixo algumas opções de dinâmicas para células com temas e dicas explicando passo a passo como fazer:

Dinâmica Sobre Sonhos

Objetivo: Mostrar a importância de sonhar, porém, nos alerta aonde estão fundamentados os nossos sonhos.

Material: Pedaços de papel cortado; Caneta/Lápis; Baldes de Lixo.

Desenvolvimento: Distribuiremos de dois a três pedaços de papel e as canetas/lápis aos participantes e pediremos que eles escrevam um sonho em cada um dos papéis. Após isso, pediremos que os participantes amassem um papel (sonhos) e o jogue numa lata de lixo.

Após relutarem e jogarem o primeiro sonho no lixo, pediremos que joguem também os outros até que eles fiquem sem nenhum. Assim, vamos despertar neles a dificuldade de colocar sonhos no papel e a dificuldade de jogar esses mesmos sonhos na lata do lixo.

Moral: Sonhar nos faz bem e move as nossas escolhas, porém, quando não estamos fundamentados em Deus, podemos facilmente jogar nossos sonhos em latas do lixo, escolhendo coisas erradas que comprometem os nossos sonhos, como os próprios sonhos podem se tornar maiores que nós mesmos e maior do que Deus, tomando um lugar de idolatria em nossas vidas. Podemos e devemos sonhar, porém, nossos sonhos precisam estar fundamentado numa motivação que não pereça, não acabe, e isso, apenas Jesus Cristo pode oferecer.
Referência Bíblica: Isaías 55:7

Essa é uma ideia a respeito de sonhos, mas baseada nela você pode criar outras dinâmicas para células.

Dinamicas Para Celulas sobre o amor de deus

Dinâmica: Amor de Deus

Objetivo: Ilustrar de forma prática, usando os nossos próprios movimentos, a dimensão do Amor de Deus.

Material: Movimentos pessoais.

Desenvolvimento: Como uma espécie de “Personal Trainer” ou “Instrutor de Ginástica”, a pessoa responsável por aplicar as dinâmicas toma a frente do grupo e dá indicações de alguns exercícios físicos na seguinte ordem:

  1. Levas as mãos ao alto, abrir os braços lateralmente
  2. levar as mãos ao chão, abraçar o próprio corpo e fazer movimentos circulares.

Terminado essa série paulatina de exercícios, o “comandante” irá propor uma nova série, dessa vez, elucidando o significado de cada atividade, portanto, na medida em que cada um participante for fazendo o exercício ressoará as seguintes frases:

  • “O Amor de Deus é tão grande” (no exercício das mãos ao alto)
  • “O Amor de Deus é tão largo” (no exercício das mãos laterais)
  • “O Amor de Deus é tão profundo” (no exercício de mãos abaixo)
  • “Que nos envolve” (no exercício de se abraçar”, “De um lado ao outro” (no exercício de girar circularmente).

Moral: Mesmo através de uma mera ilustração que não identifica nem 0,5% do tamanho de Deus, somos capaz de enter que ele tem uma dimensão maior que a nossa, por isso, precisamos o submeter a sua grandeza e soberania.

Referência Bíblica: Romanos 8:38-39

Dinâmica Sobre Fé

Objetivo: Ilustrar a confiança em Deus através da confiança no próximo

Material: Vendas; Brinde (Caixa de Bombom, bala etc)

Desenvolvimento: Precisaremos de dois voluntários: um será vendado e um será o guia. Assim que os voluntários se apresentarem, o vendado será rodado algumas vezes pelo coordenador das dinâmicas.

Em algum lugar do ambiente estará o brinde e o objetivo é em um determinado tempo (no máximo 5 minutos) o “cego” encontre o brinde, para isso, o outro voluntário deverá o guiar, mas sem tocar, apenas falando, enquanto o restante tenta (também apenas aos gritos, entretanto, no seu lugar) atrapalhar.

O detalhe é que diferentemente da massa, o guia pode se aproximar do “cego”. O objetivo do “cego” é encontrar o brinde, já objetivo do guia é guiar o “cego” até o brinde, já o objetivo da galera é atrapalhar que o “cego” e o guia cheguem até o brinde.

Moral: Mesmo sem enxergar, o que nos guia aos nossos objetivos é aquele que está perto. O firmamento está em Deus mesmo não conseguindo o enxergar, mas o ouvimos se estamos atentos a voz do Espírito, mesmo que todas as circunstâncias do mundo tente nos atrapalhar.

Referência Bíblica: Hebreus 11:1

Dinâmica Sobre Milagres

Objetivo: Conhecer os milagres através dos feitos de Jesus.

Material: Um rolo de papel higiênico; Uma caneta.

Desenvolvimento: Em cada camada do papel higiênico, antes do momento das dinâmicas, deverá ser escrito um milagre feito por Jesus. Quando chegar o momento da aplicação, será distribuído o papel novamente enrolado e solicitado a cada participante pegar uma quantidade, lembrando que temos pessoas posteriores.

Ao terminar pedimos que cada um veja quantas camadas pegou e leia a si mesmo quais foram os milagres de Jesus expostos naquelas camadas.

Posteriormente será dado um tempo para que as pessoas lembrem de milagres feitos por Jesus na sua vida ou na vida de algum próximo proporcionalmente ao número de camadas que ela têm, exemplo: Se ela tiver quatro camadas, precisará escrever um milagre em cada camada e assim sucessivamente.

Após o tempo dado para a escrita, proponha um intercambio de leitura e questione a dificuldade ou facilidade de se lembrar dos milagres de Jesus na vida das pessoas em questão.

Moral: Esse tipo de dinâmicas para células nos ensina que o verdadeiro senso de milagre está em Jesus e os milagres só acontecem mediante a fé no próprio Deus através do nome do seu Filho.

Referência Bíblica: Evangelho (Mateus, Marcos, Lucas e João).

Dinâmica Sobre Pecado

Objetivo: Mostrar que o pecado é a desobediência quanto as leias de Deus.

Material: Um papel; Uma caneta; Uma venda.

Desenvolvimento: Será escolhido um voluntário entre a turma e este terá os seus olhos vendados, assim que os seus olhos estiverem vendados, ele seguirá em pé enquanto a turma seguirá sentada. O aplicador então pegará o papel e escreverá: “Ficar em pé é pecado”, após isso, o aplicador senta e passa o papel pra cada um participante de forma discreta e pedindo que não leia em voz alta. Assim que todos lerem, o aplicador, ainda sentado, pergunta ao que está vendado se ele está cometendo algum pecado naquele momento, obviamente ele responderá que não, aí é a vez do aplicador pedir ao voluntário tirar a venda e assim que ele tirar dará o papel a ele.

Moral: Muitas das vezes estamos cegos e custamos a enxergar o nosso pecado, mas Cristo é o único capaz de nos perdoar e abrir os nossos olhos para que venhamos a andar em seus caminhos.

Referência Bíblica: João 9:35-41

Dinâmica Sobre Relacionamento

Objetivo: Demonstrar que a nossa carne sempre penderá ao pecado e as influências do julgo desigual pode afetar a nossa fé.

Material: Uma plataforma (cadeira, palco, escada etc, alguma coisa que deixe um parte mais elevada que a outra)

Desenvolvimento: Desenvolver um diálogo com os participantes em relação a nossa influência com o mundo, em nosso círculo de amizade e relacionamentos em geral. Propor alguns questionamentos quanto a namoro entre um cristão e um não cristão, sociedade profissional etc.

Questione a utilização dos relacionamentos com cunho evangelístico. Após isso, propor dois voluntários, pedir para que um suba na plataforma e o outro fique embaixo.

Na sequência, solicite que o que está em cima puxe o que está embaixo para a sua plataforma e o que está embaixo faça ao contrário Normalmente, quem está embaixo terá mais facilidade de trazer o que está em cima para si do que ao contrário.

Moral: Precisamos entender que somos vulneráveis ao nosso impulso carnal e os relacionamentos, sejam eles quais forem, tendem a aflorar nossa carnalidade e nos tirar da presença de Deus. Isso não significa que temos que nos isolar do mundo, o próprio Jesus em João 17 afirma orando ao Pai que ele “não nos tire do mundo, mas que nos livre do mal”. Porém, precisamos ser atenciosos em relacionamentos mais íntimos e pessoais com pessoas de um julgo desigual.
Referência Bíblica: 2 Coríntios 6:13-14.

Dinâmica Sobre Amizade

Objetivo: Demonstrar que quando fazemos as coisas em conjunto elas surtem melhor do que sozinhos.

Material: Barbantes recortados em pedaços.

Desenvolvimento: Vamos distribuir os barbantes entre os participantes e pedir para que eles usando apenas a mão direita façam um nó nos barbantes num prazo de 60 segundos.

Após isso, a proposta é fazer apenas com a mão esquerda (pra privilegiar os canhotos também, que são a minoria), também num prazo de 60 segundos. Após isso, liberamos as duas mãos num prazo de 30 segundos pra fazerem o máximo de nós possíveis.

Moral: O entendimento que quando fizemos com apenas uma das mãos (o que representa estar sozinho), as coisas saem sempre muito complicadas, porém, quando fazemos com as duas mãos (amizade) as coisas fluem de forma mais rápida, perfeita e natural.
Referência Bíblica: Eclesiastes 4:9-12.

dinamicas para celulas sobre familia

Dinâmica Sobre Família

Objetivo: Demonstrar a importância das relações interpessoais e a relação da família sendo a maior dessas relações.

Material: Barbante; Tesoura.

Desenvolvimento: Primeiramente peça a todos que posicionem-se em círculos e no sentido horário peça pra que cada um diga o seu entendimento quanto a palavra “família”.

Seguindo isso, dê a pessoa que iniciou um rolo de barbantes e peça pra ir desenrolando até dar pra alguém aleatório da roda, que vai ter que ir dando pra outra pessoa até a última, sucessivamente.

Moral: No final, será visto que foi feito uma teia e será pensado em conjunto a conexão interpessoal daquela teia e a correlação de cada pessoa com o eu grupo interpessoal.

Referência Bíblica: Romanos 12:5

Dinâmica Sobre Amor

Objetivo: Expressão mútua do amor e elogios quanto as qualidades pessoais.

Material: Tiras de papel; Caneta.

Desenvolvimento: Em estilo de amigo-secreto, tiras com o nome de todos participantes serão distribuídas de forma que cada um, precisa estar com o nome de outra pessoa do grupo.

Distribuídos os papéis, em ordem aleatória, cada uma pessoa vai expressar a admiração e as qualidades, dizendo o que mais ama na pessoa do papel em que ela pegou.

Moral: Demonstração de amor entre as pessoas.

Referência Bíblica: Mateus 5:43-48

Dinâmica Sobre Gratidão

Objetivo: Despertar a nossa ingratidão para com Deus.

Material: Tiras de papel; Caneta.

Desenvolvimento: Entregue uma tira de papel a cada participante e sugira a eles que escrevam um presente para Deus.

Após escreverem, peça que compartilhem em público e depois passe com um cesto de lixo como se todos esses presentes fossem recusado.

Moral: Muitas vezes estamos dispostos a dar coisas pra Deus, sendo que ele quer o nosso coração e a nossa vida por completo.

Referência Bíblica: Salmos 37:5

Vimos acima diversas dicas e ideias de dinâmica para célula voltadas a sensações e sentimentos específicos do homem (gratidão, amor etc), esses podem ser usados se as mensagens em questão entrar nesses temas.

Porém, existem dinâmicas para células prontas a respeito de certos tipos de mensagens, principalmente as mais conhecidas, como a do semeador, filho pródigo, viúva pobre etc. Confira abaixo:

Dinâmica Sobre “Filho Pródigo”

Objetivo: Levar a eles a uma reflexão quanto ao tempo, dinheiro e as nossas decisões.

Material: Os próprios participantes.

Desenvolvimento: Leia com os participantes a parábola do Filho Pródigo e peça a eles que desenvolvam uma pequena e rápida esquete representando como seria as atitudes dos personagens em questão (filho pródigo, filho mais velho e pai) nos dias atuais.

Se preciso for, separe em diversos grupos que vão desenvolver esquetes diferentes com o mesmo tema.

Moral: Ao encenar é natural os participantes chegarem a uma conclusão quanto o que a palavra nos mostra, principalmente ao contemporizar isso.

Referência Bíblica: Lucas 15:11-14

Dinâmica Sobre “Parábola do Semeador”

Objetivo: Levar os participantes a conclusão da Palavra e a definição pessoal do que a pessoa realmente é.

Material: Pedaços de cartolina recortadas em forma de coração; Na parte de trás, tiras de papéis coladas com cada definição.

Desenvolvimento: Dê o coração a quatro pessoas diferentes e leia a palavra do semeador. Após isso, peça pra cada uma tirarem o papel que estará escrito “Quem é o semeador?”, “Quem é a terra fértil”, “Quem é a terra seca”, “Quem é o deserto?”

Moral: As crianças farão uma autoavaliação e terão a oportunidade de buscar ser terra fértil para as sementes lançadas pelo Senhor.

Referência Bíblica: Mateus 13:3

Dinamicas Para Celulas Rapidas e Engracadas

Dinâmicas para Células Rápidas e Engraçadas

Porém, as dinâmicas para células não servem apenas como introdução à palavra em questão, mas sim, podem servir também como quebra gelo na abertura da célula/pequeno grupo, de forma rápida e engraçada.

A seguir, você pode encontrar uma dica que vai te ajudar a fazer dinâmicas para células rápidas e engraçadas.

Pulo do Gato

Objetivo: Levar a reflexão de não fazer ao próximo aquilo que não quer a você

Material: Tiras de papel; Caneta.

Desenvolvimento:

  1. Avise o grupo que você é o comandante das ações.
  2. Peça que cada um escreva em seu papel uma ação pro seu companheiro a direita executar.
  3. Peça que todos passem o seu papel a quem está a esquerda
  4. Assim o companheiro da direita executaria, logo, cada um faria o que o mesmo escreveu ao outro.

Moral: Muitos colocarão micos ou coisas constrangedoras ao próximo, porém, provará na pele o próprio veneno.

Referência Bíblica: Mateus 22:39

Dinâmicas para Células: Dica Extra

E é isso, como disse, isso são apenas grãos de areia em meio ao universo das dinâmicas. Assim, você ajudará o seu grupo, a conhecer melhor os seus parceiros e fixar melhor a mensagem ministrada.

Assim como você se preocupa com o estudo bíblico que será compartilhado recomendo que também se preocupe com as dinâmicas para células pois elas ajudaram a fixar a mensagem no coração daqueles que participam das células com você.

Bônus: Você quer multiplicar a sua Célula?

Se você chegou até aqui é por que está procurando ser um líder melhor para a tua célula e muitas vezes erramos por falta de conhecimento do que a palavra de Deus nos ensina.

Pensando em pessoas como você que querem abençoar vidas e multiplicar a célula eu gravei um vídeo onde explico como você pode fazer isso por isso recomendo que você clique aqui e veja agora Descubra 3 Passos Simples Para Multiplicar Sua Célula Mais Rápido.

Summary
Review Date
Reviewed Item
Dinâmicas Para Células → 【Guia Completo Com 13 Idéias Aprovadas】
Author Rating
51star1star1star1star1star

2 Comentários

  1. Arlene Firmino Costa

    Parabéns as pessoas envolvidas neste trabalho, assim ajudam as outras que necessitam de um norteamento para dinâmicas a ser elaboradas com excelência !!!!!!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *