Como Consolidar Uma Pessoa Desanimada, Desobediente e Sem Compromisso com a Célula

Tempo de leitura: 10 minutos

Neste artigo vou falar de como Consolidar Uma Pessoa Na Célula e darei dicas que podem ajudar a liderar um grupo e tornar os encontros melhores e mais agradáveis. Mas antes de você continuar, gostaria de falar de…

3 Passos Simples Para Multiplicar Sua Célula Mais Rápido

Este é um método que pode ajudar você com dicas práticas para liderar melhor e multiplicar sua célula.

Há algumas razões para você adotá-lo em seu programa de célula e cada razão é muito importante.

Primeiro, porque quanto mais células existirem pela cidade eu creio que mais vidas serão conquistadas!

Segundo, por que uma célula que não multiplica é como uma fruta madura pronta pra ser colhida que estraga no pé

E terceiro, e não mais importante, quando não multiplicamos perdemos a oportunidade de ir locais a serem explorados como campo missionário sem a ação missionária de uma célula.

Dito isso, minha pergunta para você é:

Por que não testar o que eu ensino aí em seu dia a dia?

[VEJA O VÍDEO] Aqui está um vídeo onde eu falo do método com detalhes.

consolidar uma pessoa

Um dos maiores desafios na hora de discipular um novo convertido é consolidar ele. Você sabe o que significa consolidar uma pessoa? Resumindo, Tornar Sólido.

Consolidar uma pessoa é ajuda-la a crescer na fé, se envolver na vida da comunidade e frutificar. Isso é fruto de discipulado e comunhão com Cristo.

Neste Guia resolvi compartilhar 6 maiores dificuldades de líderes de células temos para consolidar vidas:

  1. Como Consolidar quem não segue as direções e parece que não está nem ai pra célula
  2. Como Corrigir Pessoas Que Dão Trabalho, São Desobediente e Sempre Tem uma resposta na ponta da língua
  3. Como Consolidar Pessoas Que Não Reagem de Acordo Com O que Aprendem Da Palavra
  4. Como Consolidar Pessoas que não tem compromisso, são desanimados e não querem compromisso com as coisas do Reino
  5. Como Consolidar pessoas casadas e os maridos(ou esposas) que as dificultam a serem compromissada com a célula
  6. Como Consolidar pessoas que não querem se engajar pois acham que é muito compromisso(Evitando sobrecarga dos Líderes)

Leia este Guia Completo para conseguir consolidar uma pessoa que você tem discipulado…

Clique Aqui e Cadastre Seu email para receber minhas próximas mensagens que vão ajudar você a desenvolver e multiplicar sua célula.

Como Consolidar quem não segue as direções e parece que não está nem ai pra célula

Discipular é um processo lento, não é algo fabricado ou do dia para a noite. Precisamos de paciência e amor para isso.

Explicar o por que fazer as coisas de uma determinada maneira e não de outra vai ajudar eles a entenderem a sua direção e assim vão seguir com menos resistência.

Liderar é se relacionar e para isso é necessário ter momentos juntos e informais fora da célula, esses momentos trarão mais comunhão e assim a barreira da desconfiança será vencida. Quando conseguir quebrar a barreira da desconfiança os discípulos vão confiar mais em você e te darão ouvidos.

Por exemplo, procure sair para…

  • tomar um suco
  • conversar
  • se divertir
  • passar um tempo de qualidade

Como Corrigir Pessoas Que Dão Trabalho, São Desobedientes e Sempre Tem uma resposta na ponta da língua

Consolidar é levar uma pessoa ao crescimento e para crescer precisamos ver aonde estamos errando. Você não precisa ter medo de corrigir alguém que tenha feito algo errado, desde que essa correção seja feita em amor. A palavra em Provérbios diz…

Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Provérbios 27:5

Corrigir é mostrar o caminho correto e isso é amar, o Pai corrige o filho que ama e precisamos entender que quando corrigimos alguém isso precisa ser movido por amor.

Corrija em oculto, elogie em público.

Nunca se esqueça disso por que assim as pessoas ao seu redor perceberão que suas atitudes são movidas por amor e que você está tomando essas atitudes por que se importa com as pessoas e quer ver o bem delas.

Corrigir não é envergonhar, precisamos orar e pedir pra Deus sabedoria para mostrar os erros das pessoas sem expor ninguém.

Invista naquelas pessoas que te ouvem e te respeitam assim elas poderão te ajudar no exemplo e no amor com as que não te ouvem.

Discipular é pastorear e pastorear e largar as 99 ovelhas e ir atrás daquela que se perdeu. Trate seus discipulados com amor e calma.

Como Consolidar Pessoas Que Não Reagem de Acordo Com O que Aprendem Da Palavra

Jesus ensinava os discípulos e nem sempre eles correspondiam ao ensinado e nem por isso Jesus parou. Discipular é caminhar junto pois assim os discípulos se tornarão semelhantes a quem os discípula.

Quando você erra como Deus faz com você? Quando você não corresponde ao que Deus espera como ele faz para te mostrar o caminho certo?

Assim como Deus faz com você, faça também, tenha amor e paciência.

Nada é do dia para a noite, tudo tem um tempo certo e no começo alguns corações tem uma resistência maior porém com o passar do tempo pela palavra e pelo Espírito os corações são quebrados e transformados.

Então você verá que aqueles que te deram trabalho agora estão consolidados, maduros para cuidar de outras vidas e assim vai =)

Continue orando para que Deus te dê graça e também para que Deus quebre os corações endurecidos.

Como Consolidar Pessoas que não tem compromisso, são desanimados e não querem compromisso com as coisas do Reino

Se a obra da cruz não gera comprometimento nada mais gerará, por isso é preciso combater a falta de conhecimento da palavra ensinando a mensagem da cruz para as pessoas. Elas precisam entender os evangelhos assim vão entender a identidade e o destino delas em cristo e com isso vão ter senso de missão ou propósito por amor a Cristo!

O amor é a resposta =)

Você já pensou em primeiro ganhar as pessoas que participam da sua célula para você e depois para Cristo?

Se as pessoas não tem compromisso você precisa entender elas, busque ter intimidade com essas pessoas, converse e busque entender o que está acontecendo com a vida delas só assim você poderá ajuda-las.

Veja quem são os participantes da célula mais interessados e busque ganhar eles, faça amizade, busque encontrar com eles fora da célula ou do culto.

Acredito que se você se preocupar em ajudar um a um você conseguirá uma célula mais motivada. A medida que você conseguir ajudar e fortalecer um ou dois, naturalmente eles vão te ajudar a motivar outros.

Convide para um café ou um lanche para trocar ideia e se conhecerem, isso vai fortalecer a amizade de vocês e assim você vai ganhando um a um aos poucos e esses que forem confiando em você vão te ajudar a ganhar e discipular outros.

Gere Fé nos corações: Ser cheio de Deus é ser cheio de Fé!

Um coisa que é super importante é ter um momento na célula aonde os participantes compartilham testemunhos de bençãos dadas por Deus, afinal o que Deus fez na vida de um ele pode repetir em outras vidas ouvir testemunho é algo que fortalece nossa fé e nos mostra que o Deus que lemos na bíblia é o mesmo hoje e sempre. Isso gera fé nos nossos corações!

Acredito que na sua célula você tenha pelo menos 1 ou 2 pessoas que são comprometidas e estão sendo preparadas para cuidar da próxima célula, converse com elas particularmente e peça ajuda para envolverem as pessoas que são menos comprometidas isso vai ajudar bastante.

Minha Célula Não Multiplica, e agora?

Tenha paciência o que deve determinar a multiplicação de uma célula não é o kronos(dias, meses, anos) mas o kairós que é o tempo de Deus.

Se preocupe em cuidar dessas vidas, assim quando elas estiverem saudáveis no tempo de Deus a multiplicação vai acontecer.

Para receber minhas próximas mensagens que vão ajudar você a desenvolver e multiplicar sua célula, Clique Aqui e Cadastre Seu email!

consolidar uma pessoa casada

Como Consolidar uma pessoa casada e o marido(ou esposa) que a dificulta a ser compromissada com a célula

Não desanime, nem todos receberão a palavra da mesma forma porém nosso entusiasmo determinará nosso sucesso. Tenho 3 Dicas para você…

#1 – Se aproxime das que estão mais interessadas

Sempre existe quem se interessa e quem não se interessa por isso comece investindo seu tempo nas que estão mais interessadas assim elas vão te ajudar a estimular as outras. Ame a todas e cuide de todas, mas comece investindo tempo em quem tem se demonstrado mais interessado.

#2 – Busque fazer uma visita ou sair para conversar com o casal

Um passeio de casais pode estreitar laços e facilitar o discipulado. Discipulado é caminhar junto, é mostrar Deus através das nossas atitudes, da nossa conduta.

#3 – Cuidado para não fazer muitas atividades

Geralmente casais tem muitos compromissos e por isso precisamos tomar cuidado para não sobrecarrega-los com muitas atividades. Não se preocupe mais com a quantidade do que a qualidade. Se preocupe em passar um tempo de qualidade, as vezes temos muitas atividades e isso nos desgasta mais do que nos edifica.

Como Consolidar pessoas que não querem se engajar pois acham que é muito compromisso(Evitando sobrecarga dos Líderes)

Acho que até aqui você já deve ter percebido que uma das maiores virtudes do líder é o amor e a paciência. Amor para ensinar a fazer o que é certo e a paciência por que muitas vezes as pessoas que lideramos demoram para aprender.

Para que você não fique sobrecarregado tente delegar aos poucos, delegar tudo de uma vez pode sobrecarregar as pessoas e assim elas não vão querer se envolver.

Por exemplo ao invés de deixar uma pessoa responsável pelo lanche tente dividir o lanche para duas ou três pessoas dessa forma não fica pesado para ninguém e assim por diante.

IMPORTANTE: Delegue as atividades segundo a capacidade de cada um, cuidado para não sobrecarregar e enfraquecer nenhum dos participantes da célula. Lembre-se: as pessoas são mais importantes do que as atividades.

Outra coisa é começar a delegar para aqueles que você sente mais confiança, assim conforme conseguir delegar pequenas coisas você vai delegando mais atividades até que todos estejam participando.

Conclusão: Como Consolidar Uma Pessoa

Consolidar uma pessoa é um processo lento e trabalhoso, mas que levará o discípulo ao crescimento na graça e no conhecimento do Senhor. Lapidar uma vida fará com que ela cresça de forma saudável e assim gerará filhos saudáveis para a glória de Deus. Por isso não desista de consolidar e discipular aqueles que Deus tem colocado ao seu redor.

Gostou? Então Clique Aqui Agora e Cadastre Seu email para receber minhas próximas mensagens que vão ajudar você a desenvolver e multiplicar sua célula.

Deixe um comentário dizendo o que você achou desse artigo ou qual a sua dica para consolidar vidas.

Grande abraço, Deus abençoe!

Summary
Review Date
Reviewed Item
Como Consolidar Uma Pessoa - Guia Completo
Author Rating
51star1star1star1star1star

8 Comentários


  1. Gabriel,

    Dicas preciosas, tendo sempre como base o amor e paciência!
    Que nosso Pai amado continue te capacitando.

    Abraço,
    Geraldo Augusto

    Responder
    1. Gabriel Hernandes

      Olá Geraldo,

      que bom ver você por aqui, obrigado pelo seu comentário.
      Realmente esses dois pontos que você citou são fundamentais, amor e paciência.

      Grande abraço, Deus abençoe!

      Responder
  2. Cibele

    Muito bom o texto! E o que mais gostei é que a base é o amor ao próximo! Valorizar pessoas e ama-las e a ordem que Cristo deixou pra nós, e penso que desta forma simples a célula vai pra frente porque o mais importante é Cristo ser pregado em forma de amor ! Acredito que uma igreja firme ela não quer se aparecer com número de membros e sim em qualidade e temor ao Senhor, o resto por consequência vem!

    Responder
    1. Gabriel Hernandes

      Obrigado pelo seu comentário Cibele,

      Realmente crescer no amor, na graça e no conhecimento de Deus é o que leva uma comunidade crescer em quantidade de pessoas.

      Grande abraço, Deus abençoe!

      Responder
  3. SERGIO GISBERT

    Muito Bom. É essencial estar sempre aprendendo com quem sabe e tem experiência no assunto, quero esta atualizado e aprender mais e mais.

    Responder
    1. Gabriel Hernandes

      Olá Sergio,
      obrigado por seu comentário, fico muito feliz e saber que estas dicas te ajudaram.
      Deus continue te abençoando, grande abraço!

      Responder
  4. Sueli Amazonas

    Muito bom me ajudou muito, estava perto de desistir da célula pensando que o problema sou eu, tenho só duas pessoas e as outras são sem compromisso e desanimadas.
    Me ajudou muito aliás Deus usou você hoje.
    Irei continuar.
    Deus o abençoe e encha você de sabedoria e unção mais ainda.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *