Como Pregar na Célula: 19 Dicas Práticas, Testadas e Aprovadas!

Tempo de leitura: 9 minutos

Neste artigo vou falar de Como Pregar na Célula bem pode ajudar a liderar um grupo e tornar os encontros melhores e mais agradáveis. Mas antes de você continuar, gostaria de falar de…

3 Passos Simples Para Multiplicar Sua Célula Mais Rápido

Este é um método que pode ajudar você com dicas práticas para liderar melhor e multiplicar sua célula.

Há algumas razões para você adotá-lo em seu programa de célula e cada razão é muito importante.

Primeiro, porque quanto mais células existirem pela cidade eu creio que mais vidas serão conquistadas!

Segundo, por que uma célula que não multiplica é como uma fruta madura pronta pra ser colhida que estraga no pé

E terceiro, e não mais importante, quando não multiplicamos perdemos a oportunidade de ir locais a serem explorados como campo missionário sem a ação missionária de uma célula.

Dito isso, minha pergunta para você é:

Por que não testar o que eu ensino aí em seu dia a dia?

[VEJA O VÍDEO] Aqui está um vídeo onde eu falo do método com detalhes.

como pregar na celula

Você tem dificuldade de pregar na célula? Sei que na célula não há uma pregação longa mas um compartilhar rápido onde as pessoas tem a oportunidade de participar porém mesmo assim muitas pessoas tem dificuldade. Essas dicas servem para você aplicar na sua vida mas também para ajudar as pessoas que você está consolidando na célula

Você alguma vez deu branco, teve tremedeira, medo de errar ou algo do tipo? Se respondeu sim para uma dessas opções então leia esse artigo é para você!

Todas as pessoas que precisam pregar tem basicamente 4 inimigos comuns que nos impedem ou tentam nos impedir de pregar na célula ou falar em público.

1º Nervosismo: ao pregar na célula não se esqueça de que você está anunciando a palavra de Deus, não você mesmo. Você está falando da palavra e é dela que as pessoas precisam gostar. Por isso não espere que você seja aceito, mas que a palavra seja. Ainda que você seja simples saiba que a palavra é viva e eficaz .

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12.

2º Timidez: Não vincule a timidez com a incapacidade de falar em público. Você precisa treinar a comunicação, quanto mais você treinar mais você se sentirá a vontade. Esse treino e aperfeiçoamento pode demorar um tempo, quanto mais treinar mais rápido você evoluirá.

Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Porque não sois vós quem falará, mas o Espírito de vosso Pai é que fala em vós. Mateus 10:19,20.

3º Ansiedade: Antes de começar a célula você pode fazer um “quebrar o gelo”. Com isso a sua ansiedade vai diminuir. O quebra-gelo pode ser por exemplo uma brincadeira ou uma história que tem a ver com a mensagem. Assim você já consegue “liberar a ansiedade”.

4º Falta de Concentração: se prepare, estude bem o tema que vai falar no dia e é super importante que você cuide da sua alimentação, “comer uma feijoada” ou algo muito pesado antes da célula pode te dar sono e não comer pode te deixar com o raciocínio mais lento.

19 Dicas Práticas Para Você Conseguir Pregar Na Célula

#1 Pregar na célula é um presente e não um castigo

Se você pensa em desistir da célula, tenha sempre em mente que pregar na célula é um presente e não um castigo, pensar da forma correta te ajuda a agir corretamente, se você pensa que compartilhar na célula é um castigo então sofrerá para fazer isso. Se você entende que pregar na célula é uma bênção então terá o temor, porém vai fazer da melhor forma possível aproveitando esta grande oportunidade de Deus para você.

#2 Entenda o contexto que as pessoas que participam do grupo vivem

Conhecer a realidade do grupo vai te ajudar a trazer a mensagem de uma forma de fácil entendimento dando exemplos e aproximando sempre para da realidade do grupo, assim as pessoas vão conseguir absorver a mensagem melhor.

#3 Estude e exercite

Durante a semana é fundamental que você estude a mensagem, ORE e peça direção para Deus. Existe um ditado que diz que “Nós jogamos como treinamos, se treinamos mal então jogaremos mal”.

#4 Cuide da sua aparência, como cuida da sua essência

Antes de nos ouvir, as pessoas nos julgam pelo que veem por isso é importante você cuidar também da aparência assim como cuida da sua essência estudando e orando.

#5 Não se atrase

Como um bom líder de células chegue antes da célula começar(não chegue muito antes para não ser um incomodo ao anfitrião que muitas vezes ainda estará arrumando a casa para a célula), durante esse período que você está esperando junto com os anfitriões para receber os outros participantes da célula aproveite e ore, assim já entra no clima e isso vai te ajudar a eliminar o nervosismo.

#6 Fale com calma

Quem fala mais rápido tem mais dificuldade de respirar e também menos tempo para pensar. Por isso fazer pausas durante a mensagem e respire devagar vão ajudar seu cérebro a processar melhor as ideias.

#7 Não Cobre a Perfeição, mas busque sempre evolução

Perfeito só Deus fazer, o feito é melhor que o perfeito. Você nunca fará uma célula perfeita porém sempre vai se aperfeiçoar e sempre vai evoluir na forma como você falar durante a reunião.

#8 Tenha Um Esboço 

Cuidado para o esboço não ser confuso e poluído com muitas informações. Evite usar uma folha grande, use o celular, cartões ou uma folha assim você vai tremer menos com o papel na mão. Talvez você pode segurar o esboço com as duas mãos isso vai fazer você tremer menos e assim facilitará a leitura.

#9 Memorize a Mensagem

Não simplesmente leia o estudo da célula, mas busque entender a mensagem e memorize tópicos, assim você vai precisar escrever menos no esboço e assim facilita a leitura e a retomada da mensagem

#10 Leia a Mensagem Em Voz Alta

Durante a semana quando for se preparar leia o estudo em voz alta, leia a bíblia e também seu esboço assim você vai pronunciar as palavras melhor e isso também vai te ajudar a memorizar

#11 Treine Na Frente do Espelho

Se você tem muita timidez e não se sente seguro de falar em público então você pode treinar falando de frente para o espelho. Olhar para o espelho fará você se enfrentar e assim sua timidez diminuirá.

#12 Tom da Voz

A entonação é um ponto importante, você não deve falar gritando, mas também não deve falar baixo demais. Mudar o volume de acordo com a necessidade prenderá a atenção das pessoas e com a prática isso será algo natural para você.

#13 O Corpo Fala

Nó falamos com o nosso corpo, com nossos movimentos,  por isso precisamos tomar cuidado com nossa expressão corporal por exemplo falar com a mão no bolso ou travado demais são coisas que podem atrapalhar na hora de passar a mensagem

#14 Não Corra, Respire Fundo

Quando estamos nervosos queremos começar logo e terminar mais rápido ainda porém não tenha pressa. Se arrume, respire, ore com calma e comece a mensagem.

#15 Grave A Mensagem Para Ouvir Depois

Utilize seu celular para gravar a mensagem seja em vídeo ou somente o áudio assim depois você vê e ouvir como está falando e aonde precisa melhorar.

#16 Confiança em Deus acima de Tudo

Não tema, Deus é contigo!

Demonstrar nervosismo, pode chamar mais atenção do que a mensagem. Busque ser natural, não fale empostando a voz, não queira ser um personagem! Mostre para as pessoas que você é humano como elas, não é um super herói que está pregando mas uma pessoa comum dependente do Amor e da Graça de Deus!

#17 Não se distraia com as pessoas, se foque na mensagem

Nem todos prestarão atenção em você, caso isso aconteça, não perca seu foco na mensagem. Se alguém estiver distraído não se distraia com essa pessoa mas se mantenha no foco da mensagem.

#18 Conte histórias, faça quebra gelos, dê exemplos reais e pessoais

A célula é um ambiente especial para atrair pessoas e essas pessoas nem sempre estão acostumadas a ouvir a palavra. Contar histórias suas para exemplificar o que está sendo pregado atrai a atenção das pessoas, o ser humano gosta de ouvir histórias isso prende a atenção das pessoas. Assim como usar quebra gelos e dinâmicas podem ajudar a passar a mensagem.

#19 Olhe mais para o rosto amigo

Evite olhar muito para quem está distraído ou está com “cara de que não gostou”, olhe para todos porém no começo busque mais as pessoas que estão prestando a atenção e te passam segurança.

Agora é a sua vez, aproveite essas dicas e coloque em prática na próxima vez que você for pregar na célula. Espero que você tenha gostado dessas dicas quero muito saber o que você achou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Clique Aqui e Cadastre Seu email para receber minhas próximas mensagens que vão ajudar você a desenvolver e multiplicar sua célula.

Grande abraço, Deus abençoe!

P.S.: Depois me conta quais foram os resultados, e o quanto você conseguiu pregar na célula melhor!

Summary
Review Date
Reviewed Item
19 Dicas Para Pregar na Célula (Testado e Aprovado)
Author Rating
51star1star1star1star1star

4 Comentários

  1. Bruna Sabrina de jesus Lima

    Amei as dicas o senhor ministrou muito em meu coração,pois tenho muita dificuldade de falar em público,pois falo rápido, e ao mesmo tempo gaguejo,isso me causa medo de falar,das pessoas rirem de mim!Vou por-las em prática. Amém ,obrigada! Que o senhoe continue lhe usando,pra ajudar muitas e muitas pessoaa$

    Responder
  2. Lucas Alves

    Parabéns, super gostei deste artigo.
    Se eu tivesse lido ele quando comecei minha célula, teria me ajudado 99% na hora da célula.
    Tudo que você mencionou no artigo, tive que aprender sozinho e confesso que foi bem difícil, mas pela graça de Deus deu certo.
    Vou passar para minha líder em treinamento, vai ser muito bom pra ela.
    Deus abençoe 🙂

    Responder
  3. Erivaldo de carvalho

    Gostei muito. Obrigado por essas dicas muito importantes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *